Logo

 

Pontal do Paraná, 2014
Pousada Rosa

Projeto Preliminar

 

Pontal do Paraná, 2014
Pousada Rosa

 

A Pousada Rosa está localizada no Balneário de Pontal do Sul, na cidade litorânea de Pontal do Paraná.

Devido à geometria linear do terreno, 15 por 75 metros, o programa foi distribuído em uma barra longitudinal onde a área íntima, com as suítes e hostel, foi posicionada na porção frontal do terreno e o social na porção dos fundos, de forma a proporcionar contato visual e sensorial com o bosque e o rio que atravessa os fundos do terreno.

 

De forma a distribuir e organizar o programa, foi necessário dispor a recepção de forma pouco convencional, no meio do lote, e para demarcar esse acesso foi disposto um volume perpendicular e de volumetria distinta à da barra principal. Este volume perpendicular abriga a recepção e serviços da pousada.

 

Sua cobertura, um telhado verde, dá acesso à caixa d’água. Ambos, o telhado e a caixa d’água podem e devem serem utilizados como espaços recreativos de contemplação à paisagem dos fundos do local.

 

O volume principal, com sua cobertura em duas águas, busca o arquétipo das residências do entorno, trazendo aos hóspedes a sensação de estarem em uma casa de veraneio. O uso dos cobogós, ao longo do corredor de acesso aos quartos, além de atuar na ventilação cruzada, uma vez que cada quarto também se abre para um pequeno pátio privado, gera a sensação de estar percorrendo uma varanda externa, onde é possível sentir a brisa do mar e o sol penetrando o ambiente.